Contador de Visitas

free counters

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Se o título de GM era um objetivo difícil de alcançar, a espera pelo Nº 1 no ranking foi ainda pior.

Eu posso entender os sentimentos de Sachin, diz Anand
Hari Hara Nandanan, TNN | Jan 2, 2012, 03.09AM IST
CHENNAI: Às vezes, quando você tem um objetivo na sua frente é fácil de se concentrar. Às vezes, quando você tem uma grande marca na sua frente e todo o mundo espera por ele, isso pode trazer a pressão e você se perder do seu caminho.
 
O campeão mundial de xadrez Viswanathan Anand teve pelo menos três marcas que o fizeram esperar uma eternidade, mas curiosamente todos as três aconteceram quando ele menos esperava cada um delas. 
 
Para Anand quando os objetivos de sua carreira não eram apenas sobre os números, tudo se encaixava. A primeira foi quando ele se tornou um Grandemestre, o primeiro da Índia, depois de ir atrás disso por cerca de um ano com muita determinação, o segundo, o status de Nº1 do mundo que lhe escapava mesmo após seu rival Garry Kasparov sair de cena e o terceiro, o seu título mundial em 2007, que veio após uma grande lacuna de sete anos.
 
Como Sachin Tendulkar, ele perdeu essas marcas em várias ocasiões, depois de chegar perto delas.

"Eu posso entender os sentimentos de Sachin, especialmente quando você faz 93 ou 94 e erra o alvo", disse Anand ao TOI recordando suas próprias experiências nas duas últimas décadas.
 
"Eu tive alguns casos que foram semelhantes. Perder as normas de Grandemestre em 1986 no Lloyds Bank (Londres) e Kolkata quando eu precisava ganhar na última rodada foram de partir o coração", disse Anand.

O campeão mundial estava bem com seis pontos em oito rodadas no Lloyds Bank, quando ele entrou na última rodada, onde ele não só perdeu o sétimo ponto, mas ainda perdeu o jogo.
 
"Isso acontece quando você tenta forçar as coisas", filosofa Anand. "O mesmo caso em Kolkata, quando eu precisava de uma vitória contra o DV Prasad na última rodada e consegui apenas um empate", acrescentou o campeão do mundo que conseguiu as duas normas que ele precisava no mundial júnior (Filipinas) e no torneio de Coimbatore, mesmo sem se pressionar para isso.

Essa foi a primeira lição de Anand sobre o quanto é importante remover obsessões de sua mente.
 
"Eu era jovem e Stuart Fine (árbitro em Londres) me disse mais tarde que eu estava alcançando meus objetivos de forma bastante confortável quando eu não estava prestando muita atenção neles, mesmo sem que eu or percebesse", explicou Anand.

Se o título GM era um objetivo difícil de alcançar, a espera pelo Nº1 no ranking foi ainda pior. "Kasparov se aposentou em 2005 e quando eu era constantemente o número 2 nas listas por quase 10 anos, eu estava esperando, naturalmente, a primeira posição. Mas isso não aconteceu como (Veselin) Topalov foi melhor do que eu em Linares e Sofia e me ultrapassou pelo o lugar Nº. 1 ", lembra o campeão do mundo, que tivera que esperar por mais dois anos antes que ele pudesse tomar o 1 º lugar.
 
Mesmo essa marca veio quando Anand tinha esquecido completamente sobre isso. "Foi um torneio de Linares, que mudou a equação. Fiquei 25 pontos abaixo Topalov antes do evento de 2007 e, em seguida, meu foco era ganhar o torneio, porque eu não o ganhava por quase 10 anos. Bem, eu não só venci, Topalov perdeu 10 pontos Elo, portanto, tudo cse encaixou ", relata Anand.

O título mundial de Anand no México em 2007, veio quando ele tinha apagado os pensamentos de ganhar o torneio. "Eu estava feliz indo para o México e eu gostava de jogar em mais torneios em torno desse tempo, pois não havia clareza sobre o último título mundial", explicou o indiano.
 
Em última análise, ele percebeu que forçar as coisas não irá funcionar em qualquer de suas realizações. "Olhe para (Roger) Federer, que tinha o quarto Slam (francês) faltando em sua coleção, mas ele ganhou mesmo quando as coisas não estavam indo em seu caminho. Ou Tiger Woods nos últimos dois anos", observou Anand para provar seu ponto.

Fontes:

1 comentários:

Linda a reportagem!
Sou ainda mais fã do Anand

Parabéns pelo site!

http://www.xadrezbatatais.com/

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More