Contador de Visitas

free counters

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Entrevista com o Campeão Brasileiro, GM Rafael Leitão!



XQ - Esperava ser campeão brasileiro sendo tão superior aos adversários?

R: Eu sempre entro em um torneio tentando jogar o meu melhor, sem pensar muito no resultado final. Não fui muito superior aos meus adversários. Fier fez apenas meio ponto a menos, além do mais todas as minhas partidas foram difíceis. Em muitas eu venci quando o resultado natural seria o empate.


XQ - Agora que assumiu a primeira posição na lista de rating do Brasil com 2640, tem pretensões de chegar a 2700?

R: Chegar a 2700 é uma meta fora da realidade para mim, no momento. Quem sabe no futuro, quando o rating inflacionar ainda mais...


XQ - Qual é a principal diferença entre os jogadores de 2700 para os de 2600?

R: Um pouco de tudo, mas principalmente o cálculo mais preciso e preparação de aberturas muito superior.


XQ - Você já foi campeão mundial Sub 12 e Sub 18. O que faltou para você figurar entre os tops do xadrez mundial?

R: Boa pergunta! Talvez não tenha faltado nada e isso simplesmente não seria possível. A verdade é que ser um jogador top é uma tarefa muito difícil. Mas com certeza ter morado na Europa teria ajudado se eu tivesse essa ambição.


XQ - Agora que foi Campeão Brasileiro, espera ser convidado para jogar algum torneio internacional?

R: Hoje em dia é mais fácil ganhar uma fortuna no bingo do que ser convidado para um bom torneio de xadrez.


XQ - Já tem algum torneio programado para este ano?

R: Apenas as Olimpíadas.


XQ - Quais são as expectativas para as Olimpíadas esse ano?

R: Expectativas, nenhuma. Mas minha meta pessoal é ganhar uma partida contra algum 2700. O resultado da equipe depende de muitos fatores...


XQ - Como funciona a preparação para as partidas nas Olimpíadas? Cada jogador se prepara individualmente ou uns ajudam os outros?

R: Preparamos individualmente, mas nos falamos para tirar dúvidas, pedir sugestões etc. Ter um treinador competente e especializado em preparação de aberturas ajudaria muito nossa equipe.


XQ - Você se considera um enxadrista profissional? E porque?

R: Sim. O porquê é muito simples: eu ganho meu dinheiro apenas jogando e dando aulas de xadrez.


XQ - Como você vê o futuro do xadrez brasileiro? Existe alguma jovem promessa que se possa figurar entre os melhores do mundo futuramente?

R: No momento não é possível falar de enxadristas que possam estar entre os melhores do mundo. Para isso muito coisa precisaria mudar no xadrez brasileiro. Em geral os enxadristas talentosos que temos não se dedicam 100% ao jogo, pois sabem das agruras de ser um profissional (se não sabem, os pais sabem!).


XQ - Como funciona a academia de xadrez rafael Leitão?

R: É uma academia virtual. Não tem uma sede física, nem CNPJ, nada disso. Foi uma forma que utilizei de chamar a atenção para o método de ensino que venho desenvolvendo e espero contribuir para formar fortes enxadristas.


XQ - Quais são seus ídolos no xadrez mundial?

R: Meu maior ídolo é Mikhail Tal. Não tanto pelo xadrez, mas por sua sabedoria e por tudo que representou.


XQ - Qual a sua partida mais bonita? 
 
R: Minha partida contra o Baburin, em Bermuda 1998 é a melhor que já joguei.


XQ - Indique dois livros que você acha essencial para o candidato a mestre.

R: Os livros do Dvoretsky em geral são ótimos.


XQ - Conte um fato curioso que já aconteceu com você em algum torneio.

R: São muitos...mas eles não podem ser publicados, rs.


XQ - Deixe suas considerações finais.

R: Um abraço a todos os amantes do xadrez!

7 comentários:

Em verdade houve uma evolução muito grande no xadrez de rafael e isto quando ele já estava prestes a deixar o xadrez profissional (segundo escutei para fazer o curso de Direito). Isto demonstra que o potencial de Bhother "Pig" é muito elevado porém infelizmente muito subestimado nacionalmente.No exterior ele é mais respeitado do que aqui. a partida que ele se refere com o Baburin está no excelente livro de Jonh Nunn, "O segredo dos grandes mestres". Ele pode sim alcançar ou chegar bem próximo ao rating 2700. Se isto acontecer seria maravilhoso para o xadrez brasileiro, porém isto não vai acontecer, pois rafael vai se afastar do xadrez, por no mínimo 5 anos para dedicar-se ao uma carreira mais sólida, algo que não foi possível por incúria dos corifeus que controlam o reino de Caíssa em nossas tristes plagas tropicanas.

Depois da resposta "...Ter um treinador competente e especializado em preparação de aberturas ajudaria muito nossa equipe." o entrevistador deveria ter encaixado a pergunta: "e quem seria este treinador?"

Gosto muito do Leitão, mas depois do Mequinho dificilmente teremos outro brasileiro entre os 10 melhores do mundo!!!

Rafael, acompanho sua carreira desde que era um menino prodígio do xadrez, desde o início. Acredite, muitos acompanham e temos orgulho de você. Um forte abraço!

Falta apoio para os nossos enxadrístas. Principalmente apoio do governo brasileiro, que não ajuda em nada, mas quando temos um campeão com projeção lá fora, correm (os políticos) a usufruirem desse sucesso, dizendo que está relacionado com a melhora do país.

Este comentário foi removido pelo autor.

Simplesmente Rafael Leitão é o jogador mais sólido e realista do Brasil, o melhor!!!, Gosto muito de suas partidas, Parabéns Campeão"!!! Volte pra Maceió as nossa praias ti esperam!

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More